Repositório Digital

A- A A+

A cobertura de cultura em Carta Capital

.

A cobertura de cultura em Carta Capital

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cobertura de cultura em Carta Capital
Autor Costa, Luciane dos Santos
Orientador Golin, Cida
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Carta Capital (Revista)
Jornalismo cultural
Resumo Esta monografia analisa o conteúdo pertencente à editoria de cultura da revista semanal Carta Capital. O objetivo é refletir a respeito do retrato feito pelo veículo sobre o sistema cultural e sobre os fatores que determinam o direcionamento de sua cobertura. Para isso, foram reunidos 25 exemplares publicados entre janeiro e junho deste ano, estudados por meio do método da análise de conteúdo. A partir de pesquisa bibliográfica, no primeiro capítulo identificamos características do jornalismo cultural e sua relação com o sistema de produção cultural, assim como a importância das revistas semanais para o seu desenvolvimento. A seguir, utilizando entrevistas em profundidade com colaboradores da revista, levantamos o perfil de Carta Capital e o papel da cultura como um de seus focos temáticos principais. Por fim, procedemos ao estudo sobre o material selecionado, 313 fragmentos textuais na análise quantitativa e oito reportagens na análise qualitativa Tendo como base as categorias formatos, segmentos, temáticas e formas de contextualização, realizamos, então, inferências sobre o conjunto de textos, identificando como o veículo opera na construção de seu conteúdo voltado a área cultural. Entre as conclusões que chegamos neste processo, estão o cinema como segmento mais recorrente nas abordagens e a presença de notas informativas e críticas como formato mais utilizado. Nas reportagens, percebemos a utilização de lançamentos de produtos como justificativa temática para a exploração mais ampla dos sistema cultural e a valorização da figura do artista como criador. Também foi observada a contextualização das informações por meio de perspectiva histórica e de comparação com outros produtos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27911
Arquivos Descrição Formato
000767920.pdf (19.63Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.