Repositório Digital

A- A A+

Avaliação dos níveis séricos de anexina V e TNF-α em pacientes crônicos estáveis com esquizofrenia : uma defesa orquestrada?

.

Avaliação dos níveis séricos de anexina V e TNF-α em pacientes crônicos estáveis com esquizofrenia : uma defesa orquestrada?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação dos níveis séricos de anexina V e TNF-α em pacientes crônicos estáveis com esquizofrenia : uma defesa orquestrada?
Autor Francesconi, Lenise Peixoto Petter
Orientador Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Anexina A5
Biomarcadores
Esquizofrenia
Fator de necrose tumoral alfa
Resumo A esquizofrenia é um dos transtornos psiquiátricos mais importantes, porque afeta pessoas jovens, com evolução em geral para incapacitação funcional e prejuízo social, atingindo cerca de 1% da população. Apresenta igual distribuição entre os sexos, manifestando-se clinicamente no final da adolescência, tendo seu pico entre 15-25 anos, com um forte fator hereditário na sua etiologia. A farmacoterapia tem provado ser o ponto chave na terapêutica da esquizofrenia. É também conhecida a alta incidência de processos inflamatórios em pacientes esquizofrênicos. Os processos apoptóticos alteram a rede neuronal e estão envolvidos na patogênese de várias doenças neurodegenerativas, entre elas, a esquizofrenia. As anexinas pertencem a uma família de proteínas que ligam ambos o cálcio e os fosfolipídios e formam canais de cálcio voltagem dependentes dentro de bicamadas lipídicas planas (Pollard and Rojas, 1988). São associadas com a regulação dos processos de fagocitose, sinalização celular, apoptose e migração leucocitária; sendo uma proteína inibidora citosólica da fosfolipase A2, podem regular vários componentes da reação inflamatória, tais como as citocinas (Damazo, 2006). Fator de necrose tumoral (TNF) é uma citocina envolvida em inflamações sistêmicas e é membro de um grupo de citocinas que estimulam a reação de fase aguda. O fator de necrose tumoral causa a morte apoptótica da célula, proliferação celular, diferenciação, inflamação, origina tumores e replicação viral. O objetivo deste estudo foi avaliar a anexina V e níveis séricos de TNF-E em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e controles. Houve uma diferença significativa na anexina-V e níveis de TNF-E entre pacientes e controles (p <0,001). Os altos níveis de anexina em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia podem ser responsáveis pelos níveis reduzidos de TNF-E, devido à sua ação antiinflamatória.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28118
Arquivos Descrição Formato
000767559.pdf (436.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.