Repositório Digital

A- A A+

Análise da percepção socio-ambiental dos moradores do entorno quanto à criação do Parque Morro São Pedro

.

Análise da percepção socio-ambiental dos moradores do entorno quanto à criação do Parque Morro São Pedro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da percepção socio-ambiental dos moradores do entorno quanto à criação do Parque Morro São Pedro
Autor Ribeiro, Ana Paula
Orientador Soares, Paulo Roberto Rodrigues
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Geografia ambiental
Percepção ambiental
São Pedro, Morro (RS)
[es] Actores sociales
[es] Conflicto
[es] Percepción ambiental
Resumo Este trabalho de graduação consiste em um estudo da questão ambiental associada aos usos do espaço urbano. Pretende analisar a percepção ambiental dos moradores do entorno quanto à criação da Unidade de Conservação Morro São Pedro, no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul – Brasil, identificando os possíveis conflitos frente à criação desta unidade e apresentar a importância da gestão integrada e participativa como ação eficaz no processo social. A cidade apresenta urbanização crescente para a zona sul devido à saturação das outras áreas. A busca por financiamentos e preservação de áreas vitais desencadeou no desenvolvimento do PISA. Esse programa visa à criação de uma unidade de tratamento de esgoto que atenda a zona central e parte da zona norte, deslocando esses dejetos para a zona sul da cidade. Como medida compensatória haverá a criação do Parque Morro São Pedro. A importância da implantação da unidade é a de preservar as nascentes dos Arroios Salso e Lami, além da presença dos campos rochosos e matas que preservam espécies endêmicas, raras, protegidas por lei e/ou ameaçadas de extinção. O resultado desse trabalho deu-se na espacialização dos conflitos identificados através de uma matriz. Nela são apresentados os atores sociais envolvidos na problemática em questão, suas respectivas percepções e reivindicações frente ao contexto atual.
Resumen Este trabajo de graduación es un estudio de la cuestion ambiental asociada con el uso del espacio urbano. Tiene la intención de analizar la percepción del medio ambiente de los residentes circundantes en relación con la creación de la Unidad de Conservación Morro de São Pedro en Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul - Brasil, identificando los posibles conflictos que enfrenta la creación de esta unidad y mostrar la importancia de una gestión integrada y participativa de gestión cómo acción eficaz en el proceso social. El cerro presenta la urbanización cada vez mayor al sur de la ciudad debido a la saturación de otras zonas. La búsqueda de financiación y preservación de áreas vitales ha motivado la creación del PISA. Este programa tiene como objetivo crear una unidad de tratamiento de aguas residuales que sirve la zona central y parte de la zona norte, moviendo los residuos a la zona sur de la ciudad. A cambio, tendrá lugar la creación del Parque Ambiental Cerro de San Pedro. La importancia de la implementación de la unidad es la de preservar las nacientes de los Arroyos Salso y Lami, además de la presencia de campos rocosos y bosques que conservan especies endémicas, raras, protegidas por la ley y / o en peligro de extinción. El resultado de este trabajo producido en la distribución espacial de los conflictos identificados a través de una matriz. Se muestra a los actores involucrados en el tema en cuestión, sus percepciones y demandas contra el actual contexto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28506
Arquivos Descrição Formato
000769826.pdf (7.507Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.