Repositório Digital

A- A A+

Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos

.

Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
Autor Ramires, Simone
Orientador Schnaid, Fernando
Co-orientador Timm, Maria Isabel
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil : Ensino superior
Ensino à distância
Gerenciamento de resíduos
Gestão
Resíduos sólidos
[en] Continued education
[en] Distance learning
[en] Information and communication Technologies (ICTs)
[en] Solid waste
Resumo Este trabalho apresenta estudo exploratório realizado com 29 alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2009 e 2010, composto de questionário com cinco questões abertas, abordando questões relacionadas ao domínio dos alunos sobre temas ligados a legislação, aplicações e aplicabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos. Este estudo serviu de base para identificar as lacunas de conhecimento e, com base neste resultado, foi desenvolvido e implantado um modelo de disciplina a distância - Tópicos Especiais de Engenharia I: Gerenciamento de Resíduos Sólidos - ofertada pelo PPGEC em janeiro de 2010. A disciplina a distância teve o objetivo de consolidar a cultura de formação continuada para profissionais da área tecnológica, bem como implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aplicações com fins educacionais. A disciplina foi estruturada tendo como base o modelo sistêmico de Moore e Kearsley (2007) que descreve os principais componentes de um sistema de educação a distancia que são: identificação das fontes, projeto instrucional, oferta, interação, ambientes de aprendizagem e avaliação. São descritos todos os passos do desenvolvimento do projeto instrucional, implantação do curso e avaliação do desempenho dos alunos (projeto que emula um caso real de ampliação de um aterro sanitário) e avaliação da disciplina pelos alunos.
Abstract The present work starts with an exploratory study with 29 students from the the Post-Graduation Course in Civil Engineering at Federal University of Rio Grande do Sul (PPGEC/UFRGS). A questionnaire consisting in a series of five open-ended questions designed with the purpose of gathering information regarding the students´ familiarity to subjects such as environmental legislation and management of Solid Wastes was applied in March 2009. Assessment to the students´ lack of knowledge on these topics guided the development and implementation of a long distance course named “Special Topics in Engineering: Management of Solid Wastes, offered by PPGEC in January 2010. The course was developed with the aim of consolidating the culture of continuous education in the technological field, as well as evaluating the potential of Information and Communication Technologies (ICTs) for education purposes. The course has been structured following the conceptual framework proposed by Moore and Kearsley (2007), which implied on incorporating recommendations of the critical aspects of the systems approach: identification of learner’s needs, instructional design, technology and media, interaction, learning environment and evaluation. Within this frame of reference, the work describes every step taken in the instructional design development, implementation of the course with used technologies and evaluation of the students from a case based study that emulates the real extension of municipal solid waste (MSW) site. Finally the students´ satisfaction with the course was assessed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28934
Arquivos Descrição Formato
000773547.pdf (2.355Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.