Repositório Digital

A- A A+

Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio

.

Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
Autor Moura, Lisandro Lucas de Lima
Orientador Pereira, Luiza Helena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Cultura visual
Ensino de sociologia
[es] Cultura visual
[es] Educación de la mirada
[es] Enseñanza de sociología
[es] Imagen y conocimiento
Resumo O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre imagem, conhecimento da vida social e ensino de Sociologia na educação básica. Propõe-se a fazer um levantamento dos principais recursos visuais (fotografia, filmes, vídeos, documentários, pinturas, charges etc.) utilizados pelos(as) professores(as), bem como identificar a forma de aproveitamento desses recursos pedagógicos. Estamos preocupados em saber em que medida esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da sociedade nas aulas de Sociologia, e em que medida essa compreensão está baseada naquilo que denominamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas com professores(as) de Sociologia de algumas escolas de nível médio do Brasil. Os resultados encontrados apontam para a importância dos recursos imagéticos nas práticas pedagógicas com a intenção de aproximar os alunos dos conteúdos programáticos da disciplina. Verificou-se também a dificuldade dos professores em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e, sobretudo, sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da transmissão de conteúdos e temas curriculares. O desenvolvimento da análise sociológica tem a ver com uma prática pedagógica que exercite a imaginação mediante a educação do olhar, permitindo aos jovens estudantes uma vivência social mais sensível e humana diante do mundo.
Resumen El objeto de este estudio es comprender la relación entre imagen, conocimiento de la vida social y enseñanza de Sociología en la educación escolar. Se propone hacer una análisis de los principales recursos visuales (fotografías, películas, videos, documentarios, dibujos, cartoons etc.) utilizados por los(as) profesores(as), así como identificar la forma de manejo de estos recursos pedagógicos. Estamos preocupados en saber en que medida estas herramientas pueden contribuir para la comprensión de la sociedad en las aulas de Sociología, y en que medida esa comprensión esta basada en lo que llamamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para tanto utilizamos una metodología cualitativa a través de entrevistas semiestructuradas con profesores(as) de Sociología de algunas escuelas de nivel medio del Brasil. Los resultados apuntan para la importancia de los recursos visuales en las prácticas pedagógicas de los maestros como medio de aproximar los alumnos del contenido programático de la disciplina. Se observó también las dificultades de los profesores(as) en desarrollar una reflección más consistente del punto de vista metodológico y, sobretodo, sociológico, de manera a posibilitar la construcción del conocimiento a través de imágenes, más allá de la transmisión de contenidos y temas curriculares. El desarrollo de la análisis sociológica tiene que ver con una práctica pedagógica que ejercite la imaginación por medio de la educación de la mirada, permitiendo a los jóvenes estudiantes una vivencia social más sensible y humana frente al mundo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28940
Arquivos Descrição Formato
000769298.pdf (763.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.