Repositório Digital

A- A A+

Custódio Joaquim de Almeida (1831? - 1935) : um Príncipe Africano em Porto Alegre que rezava, curava e treinava cavalos

.

Custódio Joaquim de Almeida (1831? - 1935) : um Príncipe Africano em Porto Alegre que rezava, curava e treinava cavalos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Custódio Joaquim de Almeida (1831? - 1935) : um Príncipe Africano em Porto Alegre que rezava, curava e treinava cavalos
Autor Pereira, Leandro Balejos
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Abolição da escravatura
Almeida, Custódio Joaquim de (Almeida, José Custódio Joaquim de), Príncipe de Ajudá, 1831?-1935.
Porto Alegre (RS)
Resumo A proposta deste trabalho consiste em analisar de que forma, quando e com quais objetivos, Custódio Joaquim de Almeida foi reivindicado, tornou-se folclórico e objeto de contestações ao longo do tempo. O auto-declarado ”Príncipe Africano” aparece como figura incomum, imponente e exuberante, em uma sociedade confrontada com a realidade do pósabolição, em processo de modernização e, em maior ou menor medida, influenciada pela ideologia positivista forjada no Rio Grande do Sul. Para executar a pesquisa foram cotejadas produções acadêmicas, uma narrativa biográfica e periódicos com registros de 1935 e no intervalo de 1977 a 1993. Ao longo do trabalho são indicadas as apropriações feitas da figura de Custódio, identificadas como múltiplas no tempo e imiscuídas entre os campos religioso e político. Também foi constatado que conscientemente ou não, os diferentes capitais que dispunha possibilitaram que tivesse circulado em mais de um segmento, sendo respeitado pelos que se encontravam em posições diametralmente opostas no espaço social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28941
Arquivos Descrição Formato
000774514.pdf (392.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.