Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio

.

Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
Autor Oliveira, Fernando Rodrigues de
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Cálculo
Educação Matemática
Ensino médio
[en] Average rate of change
[en] Calculus
[en] Functions
[en] Instantaneous rate of change
[en] Mathematics teaching
Resumo Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio.
Abstract In this paper we discuss a proposal to include the teaching of notions of Differential Calculus at high school level. We also comment the inclusion of the teaching of calculus in the school curriculum and how this is approached in some textbooks currently adopted in high school. Two proposals for activities are presented, which involve the introduction of the concept of derivative through the idea of instantaneous rate of change. One of these proposals was tested with high school students. At the end, we present an analysis of this trial, concluding with an affirmative answer to the possibility of including notions of calculus at high school level.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29140
Arquivos Descrição Formato
000775857.pdf (1.450Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.