Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLopes, Arilise Moraes de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Thiago Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29295pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the conception of a Learning Object (OA) for the study of polynomial function of the 1st degree and the process of accessibility and is used in a class of 1st year of high school, the classroom computer, with the presence of two blind students, within a context of social and digital inclusion, seeking to present itself as the visually impaired interact with the accessibility of a learning object in two versions (Flash and HTML), since the process of knowledge construction typically occurs when uses concrete materials, due to their tactile perceptions, which was confirmed in tests carried out with two blind students when manipulated the OAs in both versions and saw the need for further concrete materialen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.titleO estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeStudy of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763176pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples