Repositório Digital

A- A A+

Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica

.

Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica
Autor Malhão, Rafael da Silva
Orientador Alves, Caleb Faria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Antropologia da arte
Antropologia da tecnologia
Música eletrônica
[fr] De la technologie
[fr] DJ
[fr] Les techniques
[fr] Musique électronique de danse
Resumo A presente pesquisa está localizada em algum ponto entre uma antropologia da arte e uma antropologia das técnicas e tecnologias, visando dar conta das relações que se estabelecem entre as produções tecnológicas e as produções artísticas. Para isso buscou-se por meio da análise de uma (das possíveis) história da música eletrônica de pista, bem como, a prática dos DJs e produtores (principalmente de house music e techno), entender qual o papel das tecnologias tanto na estética deste tipo de música, assim como, os tipos de movimentos sociais e processos de subjetivação influenciados por estas conexões tecnológicas. A questão que orientou o desenvolvimento da pesquisa foi localizar, por meio das práticas, a existência de uma igualdade de engajamento entre homens e máquinas no processo de produção artístico, e, por conseqüência, novas formas de subjetivação.
Résumé Cette recherche se situe quelque part entre l'anthropologie de l’art et l'anthropologie des techniques et technologies de pointe pour faire face à des relations établies entre la technologie de production et les productions artistiques. Pour ce faire, nous avons cherché à travers une analyse (possible) de l'histoire de la musique électronique de danse, ainsi que la pratique des DJs et des producteurs (surtout de la musique techno et house), comprendre le rôle de la technologie dans les deux l'esthétique de cette type de musique, ainsi que les types de mouvements sociaux et les processus subjectifs influencés par ces liens technologiques. La question qui a guidé le développement de la recherche était de trouver, par la pratique, l'existence d'un engagement égal entre hommes et machines dans le processus de production artistique et, par conséquent, de nouvelles formes de subjectivité.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29310
Arquivos Descrição Formato
000776757.pdf (24.83Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.