Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Eduardo Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-18T06:02:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29651pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa, a partir da adaptação de um modelo existente, o valor da sustentabilidade em uma empresa de cosméticos. Atualmente o sistema produtivo passa por mudanças profundas, em busca de um modelo de crescimento sustentável. Entretanto ainda é difícil estimar o retorno dos investimentos em sustentabilidade, visto que toda empresa, a não ser que por imposição do estado ou do mercado, somente fará aportes de capital em projetos que gerem lucros futuros. A sustentabilidade, quando reconhecida e valorizada pelos stakeholders, equivale a um ativo intangível da Companhia, assim como a marca e a reputação. Mensurando o valor da empresa como um todo, a partir do modelo de fluxo de caixa descontado, e, em seguida, deduzindo-se o valor dos ativos tangíveis, se obtém, por consequência, os intangíveis. Resta, então, estimar o quanto destes ativos intangíveis corresponde ao valor agregado pela responsabilidade socioambiental. Com o intuito de verificar o valor da sustentabilidade na Natura S/A, o estudo sugere que ao estimar o valor dado por cada grupo de interesse aos aspectos socioambientais, é possível considerar que este valor percebido corresponde ao valor da sustentabilidade na empresa. Realizando algumas simplificações a partir do cenário ideal, a fim de viabilizar a aplicação do modelo, foi calculado o valor da sustentabilidade e os resultados analisados demonstram que é crescente a importância de uma gestão voltada para o desenvolvimento sustentável; e que as empresas que souberem visualizar estas oportunidades e agir, tendem a colher bons resultados.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines, from the adaptation of an existing model, the value of the sustainability in a cosmetics company. Currently, the production system undergoes profound changes, in the search for a sustainable growth model. However, it is still difficult to estimate the return of sustainability investments, since every company, unless it is imposed by a state or the market, will only invest in projects that generate future profits. The environmental responsibility, when it is recognized and valued by the stakeholders, is equivalent to an intangible asset of the Company, as well as brand and reputation. Measuring the value of the company as a whole, from the model of discounted cash flow, and then deducting the value of tangible assets, it is obtained the intangibles. It remains then to estimate how many of these intangible assets represents the value added of the environmental responsibility. In order to check how much the sustainability value at Natura S/A, the study suggests that when estimating the value given by each group of interest to environmental aspects, it is arguable that this perceived value is the value of sustainability in business. Making some simplifications from the ideal scenario, in order to enable the application of the model, it was calculated the value of sustainability and the analyzed results showed the increase of the importance of managing toward sustainable development; and also that companies which are able to view this opportunity and take action, tend to reach good results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSustentabilidade empresarialpt_BR
dc.subjectGestão socioambientalpt_BR
dc.subjectSocial and environmental managementen
dc.subjectIntangible assetsen
dc.titleContribuição para a avaliação do valor da sustentabilidade empresarial na companhia Natura Cosméticos S/Apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples