Repositório Digital

A- A A+

Estudo de uma metodologia para estabilização de processos

.

Estudo de uma metodologia para estabilização de processos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de uma metodologia para estabilização de processos
Autor Paese, Cintia
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Controle de qualidade
Resumo Para competir em nível internacional, as empresas brasileiras precisam atingir padrões de excelência em qualidade. Uma forma de atingir esses padrões é utilizando ferramentas de controle de qualidade que asseguremprocessos estáveis e capazes. A presente dissertação tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia de estabilização de processos voltada às empresas de manufatura utilizando ferramentas de controle de qualidade. Sua importância está em apresentar uma metodologia que auxilie as empresas na obtenção de melhorias significativas em qualidade e produtividade. O método de trabalho utilizado envolveu as etapas de revisão da literatura, acompanhamento e análise da implantação de uma metodologia de estabilização de processos em uma empresa siderúrgica e, finalmente, proposta e discussão de uma nova metodologia de estabilização de processos.
Abstract To compete at intemational levei, Brazilian companies need to reach standards of quality excellence. An altemative to reach such standards is to use quality control tools that contribute to guarantee capable and stable processes. The main objective of this dissertation is the development of a process stabilization methodology focused on manufacturing companies and based on the use of quality control tools. Its importance relies on the presentation of a methodology capable of helping companies to achieve quality and productivity improvements. The method utilized in this work inc1udes a literature review, the accompaniment and analysis of a process stabilization methodology implanted in a siderurgic company, and, finally, the proposition and discussion of a new methodology for process stabilization.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3008
Arquivos Descrição Formato
000285367.pdf (691.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.