Repositório Digital

A- A A+

Behavorial Finance: uma análise introdutória quanto à aversão ao risco das mulheres na aplicação em ativos financeiros

.

Behavorial Finance: uma análise introdutória quanto à aversão ao risco das mulheres na aplicação em ativos financeiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Behavorial Finance: uma análise introdutória quanto à aversão ao risco das mulheres na aplicação em ativos financeiros
Autor Teixeira, Aline Ruaro
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Finanças - Turma 2008.
Assunto Comportamento : Economia
Mercado de capitais
Tomada de decisão
Resumo O mercado de capitais constitui um dos principais mecanismos na economia para canalização das poupanças dos agentes econômicos para os investimentos das empresas. Nos últimos anos, graças à estabilização econômica do país, o mercado de capitais no Brasil ganhou força e desempenhou importante papel para o desenvolvimento das empresas nacionais. Com o intuito de entender como os indivíduos alocam seus recursos, a literatura econômica tradicional foca-se no estudo dos mercados eficientes, os quais utilizam como parâmetros o cálculo do valor esperado para riscos e a composição da cesta de ativos com a finalidade de maximizar o seu retorno. No entanto, a partir da década de 80, surgiu uma nova corrente de pensamento a qual se preocupa em estudar porque os mercados são ineficientes e como a psicologia exerce importante papel nas decisões dos indivíduos, refletindo nos mercados de ativos: a Behavioral Finance. Nesse sentido, sem a pretensão de esgotar o debate, o objetivo deste trabalho consiste em uma tentativa de síntese dos principais determinantes do processo de tomada de decisões. São enfocados neste estudo os aspectos cognitivos e sentimentais, os quais determinaram a tomada de decisões dos indivíduos em situações que envolvem risco, as diferenças entre os gêneros quanto ao grau de aversão ao risco e a análise das principais variáveis que determinam o perfil das mulheres que investem em ações no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/30463
Arquivos Descrição Formato
000748532.pdf (337.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.