Repositório Digital

A- A A+

Método de análise de maturidade e priorização de melhorias na gestão do processo de desenvolvimento de produtos

.

Método de análise de maturidade e priorização de melhorias na gestão do processo de desenvolvimento de produtos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Método de análise de maturidade e priorização de melhorias na gestão do processo de desenvolvimento de produtos
Autor Cristofari Junior, Carlos Alberto
Paula, Istefani Carísio de
Fogliatto, Flavio Sanson
Resumo O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um procedimento de negócio cada vez mais decisivo nos resultados estratégicos das empresas que dele dependem. A tarefa de identificar oportunidades de melhoria na gestão deste processo complexo não é trivial e tem incentivado vários pesquisadores a propor abordagens para tornar mais racional o esforço de sofisticação da gestão do PDP (GPDP). Este artigo tem por objetivo apresentar um método gerencial aplicável ao diagnóstico da maturidade da GPDP e à priorização de melhorias neste procedimento. O diagnóstico da maturidade proposto é realizado através do relacionamento entre a frequência da ocorrência de problemas típicos do PDP e dez áreas do conhecimento da GPDP. A partir deste relacionamento são identificadas as áreas de gestão em estado crítico e que merecem atenção gerencial. Estas áreas são desdobradas em melhores práticas, que se afiguram como oportunidades de melhoria, as quais são priorizadas utilizando-se uma matriz MAUT (Multiattribute Utility). O método foi aplicado em uma empresa de desenvolvimento de software, na forma de estudo de caso, e se mostrou adequado.
Abstract The Product Development Process (PDP) has increasing influence on companies’ strategic results. Eliciting improvement opportunities in PDP is a non-trivial task, and has motivated researchers to propose approaches to rationalize the effort of sophisticating PDP Management (PDPM). This paper presents a method to measure the maturity of the PDPM and to prioritize improvement projects in that area. The maturity measurement is performed by quantifying relationships between the PDPM’s knowledge areas and typical problems present in PDP. To rank improvement opportunities, critical knowledge areas are deployed into Best Practices, to which improvement opportunities are related and prioritized using a Multi-attribute Utility method. The proposed method is illustrated in a case study centered on a software development industry.
Contido em Produção. São Paulo. Vol. 20, n.3 (jul./set.2010), p. 359-377
Assunto Construção civil
Desenvolvimento de produto
Gestão de processos
[en] Maturity models
[en] PDP improvement
[en] PDP management
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/30576
Arquivos Descrição Formato
000771717.pdf (1.174Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.