Repositório Digital

A- A A+

Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual

.

Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
Autor Collovini, Lauren
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Deficiente visual
Literatura infantil
[en] Children’s literature
[en] Encouraging reading
[en] PSEN
[en] Visual impairment
Resumo Aborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a situação atual do mercado editorial voltado às PNEEs, especificamente para crianças com limitação visual. Utiliza como referencial teórico os seguintes temas: a deficiência, apresentando os conceitos pertinentes ao estudo; PNEEs no contexto educacional; a leitura como responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança; as diferentes formas de leitura e de livros direcionados às PNEEs com limitação visual e os critérios de avaliação para livros infantis destinados às mesmas. O estudo é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada aplicada de forma virtual ou presencial. Os sujeitos do estudo são bibliotecas brasileiras que atendem a crianças com limitação visual. Os resultados da investigação mostram que este segmento, apesar de ainda possuir uma tímida produção no cenário nacional, está gradativamente adquirindo espaço nos eventos literários destinados ao público infantil. Conclui que as escolas, bem como as bibliotecas, devem disponibilizar meios (livros em Braille, audiolivros) que garantam acesso à leitura e à literatura infantil às crianças com limitação visual. Recomenda a realização de estudos com maior aprofundamento na área da literatura infantil aplicada às PNEEs com limitação visual.
Abstract It discusses the children’s literature focused on People with Special Educational Needs (PSEN), with emphasis on visual impairment. The main goal is to verify the opportunities to encourage reading and the current editorial market situation aimed at PSEN, specifically for children with visual impairment. It uses as theoretical context the following subjects: the deficiency, introducing the concepts relevants to the study; PSEN in the educational context; reading as responsible for child’s cognitive and social development; the different types of reading and books aimed at PSEN with visual impairment and the evaluation criteria for children’s books aimed at them. The study is an exploratory research, a qualitative one. It is used as an instrument of a data collection, structured interview applied in a virtually or in person. The study subjects are Brazilian libraries that serve children with visual impairment. The research results show that this segment, although still have a timid production on the national scene, is gradually acquiring space in literacy events aimed to children. It concludes that schools, as well as libraries, should provide means (Braille books, audio books) that ensure access to reading and children's literature to children with visual impairment. It is recommended to conduct studies in greater depth in the area of children's literacy applied to PSEN with visual impairment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31141
Arquivos Descrição Formato
000782354.pdf (595.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.