Repositório Digital

A- A A+

Processamento de pinos por atrito: avaliação de características mecânicas e metalúrgicas de aços estruturais unidos pelo processo FTPW (Friction Taper Plug Welding)

.

Processamento de pinos por atrito: avaliação de características mecânicas e metalúrgicas de aços estruturais unidos pelo processo FTPW (Friction Taper Plug Welding)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Processamento de pinos por atrito: avaliação de características mecânicas e metalúrgicas de aços estruturais unidos pelo processo FTPW (Friction Taper Plug Welding)
Autor Cogo, Gabriel
Orientador Reguly, Afonso
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Materiais.
Assunto Engenharia de materiais
Resumo No presente trabalho avaliou-se aspectos metalúrgicos e mecânicos da soldagem por fricção com furo passante por processo FTPW (Friction Taper Plug Welding) de dois aços comumente empregados BS EN14 e API X65. O processo FTPW é uma variação do processo FHPP (Friction Hydro Pillar Processing) que por sua vez é uma adaptação da soldagem por atrito convencional. As soldas foram realizadas com pinos em diferentes tipos de aços, e, para o pino em aço BS EN14 ainda fez-se uma variação do processo aplicando-se a soldagem com pré-aquecimento. Foram realizadas análises macroscópicas para identificação das regiões da solda, como a zona de ligação, a zona afetada pelo calor e a zona termo-mecanicamente afetada, análise em microscópio ótico e em MEV para identificação dos microconstituintes, análise das inclusões, composição química e perfis de microdureza para caracterização dos componentes. Foram realizados ainda ensaios de CTOD, que forneceram valores comparativos de tenacidade à fratura das juntas soldadas pelo processo FTPW. Os resultados mostraram que o uso de pré-aquecimento aumentou o tamanho da ZTA e, concomitantemente, reduziu a dureza na mesma, com a formação de fases menos frágeis. A junta soldada com pino em aço API X65 apresentou o melhor desempenho em relação à tenacidade com gradiente de dureza intermediário comparativamente com as outras duas condições utilizadas neste trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31410
Arquivos Descrição Formato
000782857.pdf (4.386Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.