Repositório Digital

A- A A+

Geometria no estádio de futebol

.

Geometria no estádio de futebol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Geometria no estádio de futebol
Autor Vargas, Eliane Teixeira
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Assunto Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
[en] Area calculation
[en] Flat geometric figures
[en] Soccer stadium
Resumo Este trabalho apresenta o reconhecimento da Geometria no estádio de futebol e a aplicação do conceito de área de figuras planas para obter o número aproximado da capacidade de torcedores nas arquibancadas. O objetivo central do trabalho é promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Para isso, utilizou-se como referencial teórico uma dissertação de mestrado que mostrou a importância da existência de um tetraedro metafórico, composto pelos elementos percepção, concepção, construção e representação, no ensino da Geometria. Para validar a proposta, foi desenvolvida e aplicada uma engenharia didática, visando contemplar os quatro critérios do tetraedro metafórico, construindo os conceitos necessários para realização e construção de uma maquete de um estádio de futebol, assim como a estimativa de sua lotação máxima de torcedores. Constatou-se uma motivação, empenho e resultados satisfatórios, tornando o ensino da Matemática vinculado ao esporte mais expressivo do que o ensino tradicional.
Abstract This paper presents the recognition of Geometry in the soccer stadium and the application of the area concept of flat figures to get the approximate capacity of fans on the bleachers. The central goal of the paper is to promote a differentiated and relevant learning in teaching the concepts of area and perimeter of flat figures. For this, It was used, as theoretical reference, a dissertation that showed the importance of a tetrahedron metaphorical elements composed of perception, design, construction and representation in the teaching of geometry. To validate the proposal, it was developed and applied a didactic engineering, seeking to include the four criteria of the tetrahedron metaphorical concepts necessary for building development and construction of a mockup of a soccer stadium, as well as the estimate of its maximum capacity of soccer fans. There was a motivation, commitment and satisfactory results, making the teaching of mathematics referring to sport more expressive than traditional teaching.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/31569
Arquivos Descrição Formato
000782643.pdf (10.25Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.