Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Ewerton Fragapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:33Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31618pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a proposal of teaching and learning directed to Educação de Jovens e Adultos (Brazilian´s program for youth and adults education - EJA), and examines the potential of teaching which begins in the prior knowledge of the students. The students’ experiences are the empirical material to generate the mathematical concepts. The everyday knowledge is practiced in the social environment from which the student is placed. So the knowledge isn’t extremely individual, but practiced in the community or group where the student belongs. This informal knowledge serve for the day-to-day, therefore there is a context in which this knowledge is valid, even if this knowledge does not correspond to a scientific knowledge properly formal and verified. This work does’t limit itself to find a way of generate mathematical concepts from the students’ experiences, but also present some implications of what this differentiated practice can generate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectYouth and adults educationen
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInformal knowledgeen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.titleModelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784026pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples