Repositório Digital

A- A A+

O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática

.

O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática
Autor Camargo, Gabriel Dummer
Orientador Bampi, Lisete Regina
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
[en] Deleuze
[en] Explanation
[en] Learning
[en] Teaching-learning
[en] Thought
Resumo Há um conhecimento, e este deve ser ensinado. Há o aluno, e este deve aprender. E há nós, os professores, que devemos ensinar este conhecimento para este aluno. Qual é o principal meio para este movimento do saber na sala de aula? Em geral, podemos respon-der que a explicação possuiu um lugar de destaque. Afinal, como alguém pode aprender se ninguém lhe explicar? Contudo, o aprendizado vai muito além da explicação. Este trabalho analisa a rela-ção essencial da explicação com a forma da expressão ensino-aprendizagem. Posterior-mente, com Jacques Ranciére, vislumbro um aprendizado para além da própria explicação, afirmado no conceito de aprender de Gilles Deleuze. E toda esta perspectiva ganha um enfoque especial em se tratando de Educação Matemática.
Abstract There is knowledge, and it must be taught. There is a student, and he must learn. And there are we, teachers, who must teach such knowledge to this student. What is the main route for this knowing movement in the classroom? Generally, we can say that the explanation has a special place in it. After all, how can someone learn without having any-body to explain to him/her? However, learning goes far beyond explanation. This work analyzes the essential link between explanation and the form of expression teaching-learning. Afterwards, with Jacques Rancière, I glance at a form of learning that goes beyond explanation itself, as affirmed by Gilles Deleuze´s concept of learning. And all this perspective gains a special treatment regarding Mathematics Education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/31956
Arquivos Descrição Formato
000784059.pdf (868.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.