Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 272-291 de 569
-
Faces da docência das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010) [Dissertação]A exploração natural do meio para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento intelectual pode ser um dos caminhos para atrair a atenção dos alunos para o ensino. Fazer o aluno perceber as aulas de forma prazerosa e ... -
Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar
(2016) [Tese]O estudo objetivou detectar alterações emocionais e de saúde mental que causem sofrimento psíquico suficiente para interferir no processo de aprendizagem em estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo alunos dos ... -
O “fazer diferente” na perspectiva de docentes de Matemática : efeitos da racionalidade neoliberal
(2023) [Dissertação]Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
(2020) [Tese]Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores ... -
A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos ... -
A formação continuada do professor-formador : saberes da ação docente no diálogo entre pares
(2016) [Tese]Este estudo apresenta um processo de pesquisa-ação desenvolvido num espaço/tempo intrainstitucional, destinado para a formação permanente dos professores-formadores de um curso de licenciatura em Química, de uma universidade ... -
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
(2018) [Tese]A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. ... -
Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos
(2022) [Tese]Esta tese tem por objetivo analisar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é expressa nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) das licenciaturas que envolvem as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e ... -
Formação de professores do ensino fundamental na cidade de Petrolina – PE : a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de ciências
(2018) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral investigar e capacitar professores na cidade de Petrolina-PE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mediante uma proposta que levasse em consideração a realidade local ... -
Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de ... -
A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
(2019) [Dissertação]NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa ... -
Formação de recursos humanos de alto nível : (mais) alguns aspectos a considerar
(2013) [Tese]A literatura aponta que a competitividade de um país depende de sua capacidade de gerar conhecimento técnico-científico e converter esse conhecimento em desenvolvimento econômico e social. A Pós-Graduação tem caráter ... -
A formação de um professor de ciências pesquisador a partir de seu saber/fazer pedagógico
(2014) [Tese]Esta Tese de Doutoramento (TD) está alicerçada em três problemáticas enfrentadas pelo ensino de ciências: uma abordagem científica em sala de aula a partir de uma exatidão, a distância das temáticas abordadas no ensino ... -
A formação docente no Pibid/Química da UFRGS na perspectiva dos egressos do Programa
(2017) [Dissertação]O presente trabalho foi realizado no âmbito do Pibid/Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi implementado em 2009. O objetivo da pesquisa foi registrar as contribuições do Pibid/Química da ... -
Formação inicial e perfil profissional docente : um estudo de caso no âmbito dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
(2016) [Tese]A presente tese se constitui em uma investigação de caráter qualitativo, no campo da formação de professores de Física e Matemática, no que tange aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IF. Nesses termos, ... -
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS
(2022) [Dissertação]A presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade ... -
Formando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SC
(2020) [Tese]A Educação de crianças, adolescentes e jovens pressupõe mais do que transmitir conhecimentos, exige dos professores, orientarem as construções idiossincráticas formativas desses indivíduos, mostrando-lhes que podem ser ... -
O formar e o qualificar : o PROFMAT e o professor de Matemática em tempos de neoliberalismo
(2017) [Tese]A presente Tese tem por objeto de estudo o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Para a análise realizada, tomamos como referencial teórico os conceitos de governamentalidade e discurso do filósofo ... -
Fotoevidenciação por fluorescência como auxílio no diagnóstico precoce do câncer oral : estudos de caso e observação se o tema é abordado no currículo de graduação de Odontologia no Distrito Federal
(2019) [Tese]O presente trabalho pretende mostrar o método de iluminação e a fotoevidenciação a olho nu, por fluorescência óptica, que visa identificar lesões precursoras, pouco perceptíveis ao olho humano. A prevenção pela detecção ... -
O fracasso escolar como um projeto de sociedade : histórias de vida de jovens da periferia
(2023) [Tese]O fracasso escolar é tema recorrente não só na produção de textos acadêmicos, como também no cotidiano da sociedade em geral e atinge com maior predominância estudantes periféricos que são constantemente culpabilizados por ...