Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Medina, Camila Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32041 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786288 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)