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Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia

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Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia

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Título Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
Autor Mentz, Priscila
Orientador Collares, Darli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação física
Ensino fundamental
Estágio
Resumo Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32055
Arquivos Descrição Formato
000786706.pdf (207.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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