Repositório Digital

A- A A+

Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre

.

Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
Autor Silva, Tiago Cortinaz da
Orientador Gandin, Luis Armando
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino público municipal
Professor
Trabalho
Resumo O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32057
Arquivos Descrição Formato
000786708.pdf (579.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.