Repositório Digital

A- A A+

A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino

.

A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
Autor Cardoso, Carolina Belloli
Orientador Cardoso, Lisiane Torres e
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Planejamento educacional
Planos de aula
Prática pedagógica
Resumo A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.
Abstract According to the Brazilian law, the pedagogical practice is compulsory in teacher training. In order to transcend the pre-service teacher training and promote the coordination between different subjects, pedagogical practice must be present from the beginning of the course, and must permeate the entire teacher training. This work is a report on teaching practice, experienced through the class Basquetebol Técnicas de Ensino, from the Licenciatura em Educação Física course at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In this class, I had the opportunity to elaborate a teaching plan; while puting it into practice, I faced many challenges: students’ motivation and acceptance, conflict mediation, learning assessment. Many thoughts and many questions have characterized this experience. I believe that by reporting the situations I faced and the thoughts and questions arisen from this experience I can contribute to a more qualified action from the students who are still in training. It may also serve to stimulate meditation among teachers from Licenciatura em Educação Física course, ESEF/ UFRGS, and, at the same time, be a return of how we, as students, are learning, understanding and carrying out what is taught to us during the many years of academic training.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32291
Arquivos Descrição Formato
000785236.pdf (226.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.