Repositório Digital

A- A A+

Classificação geomorfológica das Geleiras de rochas e feições gelo-rocha (FGR) Montes Patriot - Antártica Ocidental

.

Classificação geomorfológica das Geleiras de rochas e feições gelo-rocha (FGR) Montes Patriot - Antártica Ocidental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Classificação geomorfológica das Geleiras de rochas e feições gelo-rocha (FGR) Montes Patriot - Antártica Ocidental
Autor Hinata, Sumirê da Silva
Orientador Simões, Jefferson Cardia
Co-orientador Vieira, Rosemary
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Climatologia
Geografia ambiental
Geomorfologia
Patriot, Montes (Antártica)
Resumo As geleiras de rocha e demais feições gelo-rocha associadas são amplamente estudadas no hemisfério norte, dada sua importância para entender os processos geomorfológicos atuantes sobre o ambiente glacial e periglacial. No continente Antártico os estudos são em menor número, e especificamente, nos montes Patriot - localizados no manto de gelo da Antártica Ocidental, nenhuma pesquisa foi publicada até o momento sobre ao tema. A Expedição Deserto de Cristal, realizada entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 pelo Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS, identificou esse tipo de feição nos montes Patriot. Em laboratório foram realizadas as análises granulométricas e morfoscópicas sobre os sedimentos coletados, o que gerou evidências de transporte passivo dos sedimentos e de sua recente fragmentação e movimentação, indicando a atividade e crescimento da geleira de rocha, ainda que muito lenta. Os dados climáticos disponibilizados pela ALE não foram suficientes para alcançar resultados mais completos, como os da variação da temperatura do manto de gelo, por exemplo, e os índices de precipitação no local. Os dados de direção e velocidade do vento reafirmaram a presença constante de ventos constantes oriundos do platô polar ao sul, conforme descrito na literatura, o que atesta a influência do clima na composição do relevo, associado a morfologia do vale e a topografia. Com estes resultados, seria possível estabelecer um parâmetro mais exato e estabelecer um critério mais rigoroso para a classificação das geleiras de rocha e as feições gelo-rocha, o que só foi possível sumariamente. A classificação apropriada e completa não foi atingida devido à insuficiência de elementos que proporcionassem a sua compartimentação. Este trabalho pioneiro apresenta um estudo preliminar sobre as geleiras de rocha e feições gelo-rocha nos montes Patriot, e abre muitos precedentes para novas pesquisas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32715
Arquivos Descrição Formato
000727903.pdf (4.228Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.