Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorProcianoy, Jairo Laserpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Diego da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-21T01:18:02Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33220pt_BR
dc.description.abstractA educação financeira é um tema muito recente para escolas no Brasil, sendo extremamente necessária ser trabalhada atualmente com os alunos, principalmente, devido à evolução dos mercados financeiros. No entanto, muitas escolas em Porto Alegre entre as que oferecem educação infantil, ensino fundamental e ensino médio ou a combinação dessas, não trabalham o tema. Essas escolas alegam, principalmente, que não o realizam, pois não consta em documentos oficiais e por não terem professores preparados. As escolas de classe mais baixa oferecem menos ainda os conteúdos, sendo as classes mais altas e escolas privadas maioria quando o assunto é trabalhar educação financeira. Ainda as poucas escolas que oferecem o tema possuem muitas divergências conceituais. Apesar desse cenário, o tema não está sendo considerado como prioridade. Espera-se que com esse estudo, mais escolas adotem a educação financeira como conteúdo a ser abordado com os alunos, tornando-os mais capazes e conscientes de tomar decisões financeiras.pt_BR
dc.description.abstractThe financial education is a very recent theme for the Brazilian schools, been extremely necessary to be worked nowadays between students, mainly due the evolution of financial markets. However, many schools in Porto Alegre between those offering kindergarten, primary and secondary education or a combination of these, does not work with this theme. These schools argue, mainly, that do not realize it, because it does not appear in any official document and do not have trained teachers. The lower-class schools offer even less content, been the upper classes and mostly private schools the majority when it comes to financial education. Even so, the few schools offering this subject have many different concepts. Despite this scenario, the issue is not being considered as a priority. Hopefully with this study, more schools adopts financial education as a content to be discussed with students, making them more capable and aware of taking financial decisions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectFinancial literacyen
dc.subjectSchoolsen
dc.titleEducação financeira nas escolas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministração: Área Finançaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples