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dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorGiugliani, Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:35Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33285pt_BR
dc.description.abstractO foco deste trabalho foi desenvolver técnicas vocais e corporais para subsidiar uma forma mais eficaz e expressiva na prática de contação de história de um grupo de alunos que já experimenta esta prática. A experimentação prática deste trabalho esteve voltada para capacitação da performance individual e coletiva, desenvolvendo capacidades e potencialidades vocais e corporais com o intuito de aprimorar a leitura e posterior narrativa de textos selecionados. Os exercícios escolhidos (experiências corporais e vocais) para a execução desta pesquisa estão relacionados com o processo de autoconhecimento e capacidade de percepção do próprio corpo e visaram oportunizar o desenvolvimento das potencialidades corpóreo-vocais. Refletiu-se aqui sobre as formas pelas quais os sujeitos dessa pesquisa apropriam-se das palavras dos textos com os quais trabalham. Para que haja uma verdadeira apropriação é necessário mais do que compreensão do significado das palavras. (LARROSA, 2004). É necessário um corpo sensível e musical e uma linguagem inteira, a linguagem poética. Por isso a escolha do universo da poesia para esta prática. A primeira etapa desta pesquisa foi dedicada às atividades de sensibilização e consciência espaço-corporais. Aos poucos se estabeleceu a relação entre palavra/corpo/ritmo/espaço, ou seja, iniciouse o processo de conexão da linguagem corporal com o ritmo da palavra - os movimentos corporais, o ritmo da fala de cada um, a escuta do outro, as pausas, a entonação, as diferentes modulações, a colocação da voz. Minha tentativa maior, como proponente do trabalho que constituiu essa pesquisa, foi a de, fazendo uso das palavras de Fortuna, 2000: "[...] propor um ataque do ator à imortalidade da palavra escrita, para fazer renascer a mortalidade da palavra oral." Minhas principais referências teóricas foram Marlene Fortuna, Jorge Larrosa, Armindo Trevisan, Murray Schafer e Alexander Lower.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA palavra viva : expressividade da voz no processo de representação criativa do textopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000687822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


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