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dc.contributor.advisorRozek, Marlenept_BR
dc.contributor.authorTrarbach, Daiana de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33293pt_BR
dc.description.abstractA Globalização modifica relações entre pessoas e espaços, promovendo transformações perceptíveis no ambiente escolar. O modo como a escola reflete estas mudanças, a necessidade de outros caminhos e possibilidades educativas é o tema desta monografia. O problema que se pretende responder versa sobre a construção do conhecimento geográfico como contribuinte para que a Inclusão das crianças com Deficiências aconteça no espaço escolar, mitigando os efeitos de uma prática que nem sempre tem sido Inclusiva, pois, mesmo inseridas no espaço escolar continuam excluídas das atividades escolares. Discute-se, por isto, a importância da disciplina de Geografia na construção do Lugar (espaço de apropriação do sujeito) dos sujeitos com Deficiências e na articulação de uma Escola realmente Inclusiva. Para tanto, este estudo é fundamentado em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, concentrado nos campos da Educação Inclusiva e da Geografia optando, inclusive, por uma releitura dos conceitos geográficos de Lugar e Não-Lugar (espaço sem identificação com o sujeito). A relação entre estes conceitos e a proposta da Educação Inclusiva norteia esta reflexão -- como a Geografia constrói o Lugar do sujeito com Deficiências, em um ambiente, atualmente, gerador de Não-Lugares, sob o panorama da Educação Inclusiva. Compreende-se que a escola reflete a sociedade em que está inserida e articula o Lugar do sujeito com Deficiências no mundo. Constata-se, com isto, o papel da Educação Inclusiva, como precursora de uma escola com perspectivas mais justas que, conseqüentemente, proporcionará uma sociedade mais igualitária, ao estimular o desenvolvimento de um cidadão mais tolerante e sensível às diferenças individuais. A questão norteadora é respondida sob o foco da Geografia que, ao estudar as relações do/no Espaço Geográfico, acompanhada de práticas e metodologias direcionadas à compreensão de que o sujeito com Deficiências também é um agente modificador do espaço (escola/sociedade), sustenta o conceito de Lugar como referência na formação de uma Escola, realmente, Inclusiva. A Educação no viés da Inclusão é, então, essencial para a organização desta outra estrutura social, ao passo que rompe com os paradigmas impostos pela conjuntura histórica, porém, para que ocorra é imprescindível que os sujeitos, deste estudo, não constituam um Não-lugar. Para isto é preciso outro olhar, para a proposta Inclusiva, fomentando na formação de professores atentos a esta outra perspectiva, assim como, a compreensão do papel, não somente da Geografia, como também das outras ciências, no ajuste de algumas das outras "Velas" a fim de aproveitar o vento de mudanças que, felizmente, sopra na Educação Brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleGeografizando a inclusão : em busca de outros ventospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000726067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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