Repositório Digital

A- A A+

Ética na publicidade e propaganda : a visão do executivo de agências de comunicação do Rio Grande do Sul

.

Ética na publicidade e propaganda : a visão do executivo de agências de comunicação do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ética na publicidade e propaganda : a visão do executivo de agências de comunicação do Rio Grande do Sul
Autor Lovison, Aida Maria
Petroll, Martin de La Martinière
Resumo O marketing, enquanto área da Administração, inclui a propaganda, ferramenta que tem sido alvo de constantes questionamentos éticos de parte da sociedade. Apesar de existir no âmbito brasileiro e mundial um grande número de estudos focados nos efeitos da propaganda sobre o consumidor, o mesmo não pode ser dito quando se trata de analisar a relação entre ética e atuação das agências de comunicação e, por via midiática, com a sociedade em geral. Inserido nessa lacuna, o presente estudo visa elucidar quais valores estão subjacentes aos posicionamentos adotados pelos executivos de agências de comunicação situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS no que tange aos valores que fundam o vínculo entre agência, patrocinadores e a própria sociedade. Nesse intuito, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos de agências de comunicação; posteriormente, os textos foram transcritos e analisados através de mapas de associação de ideias. Como resultados, verificou-se a existência de certo “vazio ético”. Assim, embora reconheçam a indissociabilidade entre vida ética no trabalho e na vida pessoal, há contradições. Não obstante, identificaram-se profissionais que, apesar das tensões advindas deste cenário, decidem corajosamente fazer valer posições que ratificam, mesmo em situações-limite, a impossibilidade de conceder face a um critério essencial para a ética: o respeito, principalmente, pela pessoa; isto é, a alteridade.
Contido em Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2, (jun. 2011), p. 333-359
Assunto Ética
Marketing : Administracao de empresas
Propaganda
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/34290
Arquivos Descrição Formato
000783607.pdf (776.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.