Repositório Digital

A- A A+

A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará

.

A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará
Autor Melo, Maria do Socorro Ximenes Aguiar
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Avaliação de desempenho
Negociação coletiva
Resumo Este artigo apresenta pesquisa que investigou a percepção dos servidores técnicoadministrativos efetivos da Universidade Federal do Ceará acerca do processo negocial propiciado pela avaliação de desempenho. Teve como propósito investigar a percepção dos referidos servidores sobre a existência do processo negocial durante a execução das fases da avaliação de desempenho e de sua importância com vistas à melhoria do desempenho individual e, consequentemente, institucional. Para o alcance desse objetivo geral, foram realizadas: a descrição da estrutura da avaliação de desempenho dos servidores, a identificação das fases da avaliação em que poderia ocorrer o processo negocial e a investigação, junto aos servidores, da forma como vem ocorrendo o desenvolvimento das fases da avaliação e se há de fato negociação. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico utilizou-se como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando-se de questionários enviados eletronicamente através de e-mail para o conjunto dos servidores técnico-administrativos estáveis da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados utilizando-se o aplicativo Excel da Microsoft e organizados em tabelas e gráficos enriquecidos pelos conteúdos extraídos das questões abertas. Os dados revelam o pensamento dos atores envolvidos no processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal do Ceará e a interface da mesma com o processo negocial. Identificam a possibilidade de processo negocial, durante a execução das fases da avaliação de desempenho, e de sua influência no desempenho funcional e institucional, assim como apontam o desconhecimento dos servidores do processo avaliativo como um todo. Também revelam a maneira desvirtuada como vêm sendo desenvolvidas de fato as fases da avaliação de desempenho. Diante disso, considera-se a necessidade de repensar o processo avaliativo mediante um aprofundamento maior do estudo em foco considerando-se, especialmente, a inobservância na execução da avaliação em sua plenitude, bem como desvelar os elementos propiciadores da negociação presentes no processo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34489
Arquivos Descrição Formato
000783862.pdf (216.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.