Repositório Digital

A- A A+

A gestão por competência e o processo de mediação de conflito de trabalho na SRTE-Piauí

.

A gestão por competência e o processo de mediação de conflito de trabalho na SRTE-Piauí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão por competência e o processo de mediação de conflito de trabalho na SRTE-Piauí
Outro título Gestão por competência e o processo de mediação de conflitos coletivos de trabalho na SRTE/PI
Autor Reis, Carlos Antonio dos
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão por competência
Mediação de conflitos
Negociação coletiva
Resumo A gestão por competência é uma nova abordagem de gestão no setor público que por meio de programa de capacitação desenvolve novos conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais na força de trabalho, que mobilizados pelas estruturas gerenciais e processuais na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, constituem o portfólio de competências individuais dos servidores a partir do qual se desenvolve as competências organizacionais. O estudo tem por objetivo geral investigar se há relação entre a gestão por competência e o processo de mediação dos conflitos coletivos de trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, e por objetivos específicos: a) avaliar a mediação trabalhista dos conflitos de trabalho enquanto instrumento de negociação coletiva, b) identificar os elementos que caracterizam a gestão por competência na SRTE/PI, e c) identificar as competências que contribuem para a eficiência dos mediadores de conflitos coletivos de trabalho na SRTE/PI. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso quantitativo e exploratório com a aplicação do questionário -1 aos seis mediadores de conflito de trabalho, além do questionário-2 e questionário-3 a uma amostra composta por 36 (trinta e seis) servidores numa população de 64 servidores públicos da SRTE/PI, cujos dados foram tabulados, organizados em tabelas e quadros para serem posteriormente analisados de forma descritiva. Os principais resultados apontam para existência de interação entre a gestão por competência e o processo de mediação de conflito coletivo de trabalho, a consolidação da negociação coletiva como instrumento de solução de conflito de trabalho na SRTE/PI, a caracterização da gestão por competências e as indicações das competências dos mediadores de conflito de trabalho na SRTE/PI.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34490
Arquivos Descrição Formato
000782813.pdf (419.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.