Repositório Digital

A- A A+

Diretrizes para concepção, implantação e uso de sistemas de indicadores de desempenho para empresas da construção civil

.

Diretrizes para concepção, implantação e uso de sistemas de indicadores de desempenho para empresas da construção civil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diretrizes para concepção, implantação e uso de sistemas de indicadores de desempenho para empresas da construção civil
Autor Costa, Dayana Bastos
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Avaliação de desempenho
Indicadores de qualidade : Construção civil
Resumo Apesar de recentes esforços realizados pela comunidade acadêmica e do crescente interesse das entidades setoriais em disseminar conceitos e práticas da medição de desempenho, o uso dos indicadores de desempenho não é sistemático em grande parte das empresas de construção. A ausência de medidas adequadas associadas às estratégias das empresas tem sido apontada como uma das maiores deficiências nos sistemas de indicadores das mesmas. O objetivo dessa dissertação é propor diretrizes para a concepção, implementação e uso de sistemas de indicadores de desempenho que possibilitem tornar transparentes os vínculos entre os indicadores, os objetivos e ações estratégicas e os processos gerenciais em empresas de construção civil. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foi realizado um estudo exploratório visando a definir uma abordagem adequada para analisar de forma integrada os objetivos e ações estratégicas e os indicadores de desempenho. Na segunda etapa foram realizados cinco estudos de caso, divididos em duas sub etapas: (a) diagnóstico dos sistemas de indicadores das empresas, visando a analisar o estágio de desenvolvimento dos seus sistemas de indicadores existentes; e (b) proposição de mudanças nos sistemas, visando a vincular estes indicadores com as suas estratégias e processos críticos. A pesquisa foi realizada em cinco empresas de pequeno e médio porte da construção civil da Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul Os principais resultados dessa pesquisa estão relacionados a: (a) ferramentas para a concepção de sistemas de indicadores de desempenho vinculados aos objetivos e ações estratégicas e aos processos gerenciais; (b) melhores práticas e oportunidades de melhoria relativas à concepção, implementação e uso dos sistemas de indicadores nas empresas estudadas; e (c) conjunto de diretrizes para a concepção, implementação e uso de sistemas de indicadores de desempenho em empresas da construção civil.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3457
Arquivos Descrição Formato
000388633.pdf (957.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.