Repositório Digital

A- A A+

Interações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade”

.

Interações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade”
Autor Amaral, Karina Bohrer do
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Interação social
Relação professor-aluno
Resumo Este trabalho resulta de uma investigação sobre como um professor pode contribuir para a formação da identidade de seus alunos. A escola é um espaço que promove a socialização das gerações mais jovens com os valores, crenças e signos da sociedade em que está inserida. Na instituição escolar há uma riqueza de interações que visam a transação de conhecimentos e experiências. Nessa perspectiva, as interações sociais representam um espaço simbólico em que os indivíduos podem, através da geração de conhecimentos, apropriação de significados e construção de subjetividades, promoverem seu aprendizado e, com isso, seu desenvolvimento. Dentre as etapas fundamentais do desenvolvimento humano está a construção de uma identidade estável, ou seja, a construção de um conjunto de imagens, representações e conceitos de si. A formação da identidade inicia na infância e se define na adolescência, através das identificações que o indivíduo faz ao longo de sua vida. Dentre as figuras que podem ser importantes referenciais, está o professor. Este trabalho, através da análise fílmica de “Escritores da Liberdade”, procura investigar que ações dos professores podem levar os seus alunos a buscar outros referenciais de identificação, além daqueles de sua realidade social. Os professores que se propõem a conhecer seus alunos, valorizá-los e, acima de tudo, respeitá-los através de suas ações, serão importantes referenciais ou modelos positivos de identificação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35336
Arquivos Descrição Formato
000794417.pdf (211.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.