Repositório Digital

A- A A+

Ambiente informatizado como meio para desenvolver a autonomia nos alunos

.

Ambiente informatizado como meio para desenvolver a autonomia nos alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ambiente informatizado como meio para desenvolver a autonomia nos alunos
Autor Santos, Cristiane Ramos dos
Orientador Costa, Iris Elisabeth Tempel
Co-orientador Aragón de Nevado, Rosane
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Autoria
Informática na educação
Resumo O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como o ambiente informatizado pode auxiliar o desenvolvimento da autonomia nos alunos, constituindo-se, assim, como um espaço importante no ambiente escolar. Cada vez mais, as tecnologias digitais têm sido usadas como instrumentos que favorecem a construção de novos conhecimentos e cada vez torna-se mais importante que o professor assuma o papel de mediador no processo ensino-aprendizagem, utilizando pedagogicamente esses recursos. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante meu estágio curricular obrigatório e fundamentado em uma breve revisão da teoria piagetiana com ênfase no processo da construção do conhecimento e nas concepções de Paulo Freire sobre a importância do papel do professor na educação e a construção da autonomia dos alunos. Os alunos tiveram a oportunidade de serem autores de tudo que produziam no computador, tendo liberdade de fazerem escolhas e também foram incentivados a explorar sua criatividade diante das ferramentas virtuais, utilizando como base softwares educativos como, por exemplo, Gcompris, Paint, Microsoft Word, jogos pedagógicos online e sites de pesquisas, possibilitando trocas, colaboração e novas aprendizagens. Histórias infantis foram utilizadas como apoio para a abordagem dos temas autoestima, identidade e diversidade. Através da experiência que vivenciei no ambiente fica evidente que as tecnologias utilizadas de modo criativo, trazem acréscimos ao processo ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos ensaiarem maior autonomia, à medida que exploram os recursos com liberdade. Os resultados dessa prática foram a motivação, a autoria, autoconfiança e a autonomia que ao longo do processo foi construída pelos alunos, através da liberdade de expressão e do diálogo. Cabe ao ambiente informatizado trabalhar em parceria com a sala de aula, buscando abordar os temas propostos em sala de aula ou sugeridos pelos alunos com atividades diferenciadas que complementem e enriqueçam estes temas. Como idéia resultante desta prática pensou-se na promoção de pequenas oficinas para os professores sobre os recursos que podem utilizar para aprimorarem sua prática pedagógica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35693
Arquivos Descrição Formato
000794999.pdf (481.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.