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dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Adriana Fragapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35706pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo (re) pensar a importância da família no processo ensino-aprendizagem. No primeiro capítulo buscou-se compreender o que é participação e como esta vem ocorrendo dentro da escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Dihl, localizada no município de Alvorada, RS. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Bordenave, Macedo, Cury, Piaget e Freire. Tendo em vista que as famílias e a comunidade escolar não se demonstram participativas nesta unidade de ensino, buscou-se identificar os fatores que levaram a tal distanciamento. Através do projeto “Leitura em família” realizado durante o estágio supervisionado, um pouco desta participação foi resgatada. Este projeto que basicamente consistia em uma pasta de leitura, contendo uma obra de literatura infantil e um caderno de registro contendo questões básicas a serem respondidas em conjunto, por todos os membros da família após a leitura do livro. Esta pasta era levada diariamente por um aluno para casa e a mesma deveria voltar para escola no dia seguinte. Assim o aluno deveria relatar para o grande grupo como havia sido a atividade em família. Neste sentido este trabalho também se baseia nos registros obtidos na realização deste projeto, assim como nos relatos de pais, alunos e professores a respeito do mesmo. Além disso, foi realizada uma entrevista com os pais, onde estes puderam expressar suas opiniões acerca da participação da família na escola e no processo ensino-aprendizagem, assim como sua opinião sobre o projeto realizado. Da mesma forma os alunos também puderam expressar suas opiniões falando sobre o que acharam do projeto e contando um pouco sobre esta nova experiência em família. Pude constatar que todos os segmentos compreendem a importância de caminharem juntos para que o processo ensino-aprendizagem ocorra efetivamente, mas pouco fazem neste sentido. Assim, cada segmento busca justificar-se diante da ausência sem compreender de fato a importância desta para uma melhoria no ensino e consequentemente na nossa sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.titleA participação da família no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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