Repositório Digital

A- A A+

Quando problema e crise podem ser utilizados como estratégia de ensino?

.

Quando problema e crise podem ser utilizados como estratégia de ensino?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Quando problema e crise podem ser utilizados como estratégia de ensino?
Autor Souza, Joci Aparecida de
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Freire, Paulo, 1921-1997
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado das ações realizadas durante o estágio obrigatório do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma turma de quarta série do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual. A escola citada situa-se na periferia de Porto Alegre, em um bairro considerado de alta periculosidade. Tais ações partiram das necessidades observadas durante este período. Muitas foram as situações relatadas pelos alunos da turma envolvendo a realidade em que vivem e, consequentemente, seus dramas familiares. Este trabalho tem a pretensão de trazer para discussão a possibilidade da utilização dos problemas encontrados em sala de aula como estratégia de ensino. Estas foram pensadas com o objetivo de auxiliá-los em uma ampliação de respostas diante de novas situações/problemas que venham a enfrentar. Busquei nos ideais de Paulo Freire, contidas nas obras Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação e Educação e Mudança, o suporte teórico para embasar meu trabalho. Segundo este educador não basta que se tenha conhecimento da realidade em que estamos inseridos, faz-se necessário que se reflita a respeito e que sejamos conscientes da possibilidade de transformá-la. Foi possível constatar que o aluno sente necessidade de ser ouvido e ao ser ouvido, sente-se valorizado. Além disso, percebe-se que a escola é a instituição que representa a esperança de dias melhores, principalmente para a população de baixa renda, pois é o local onde o futuro de cada um está sendo construído.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35711
Arquivos Descrição Formato
000795152.pdf (4.811Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.