Repositório Digital

A- A A+

TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia

.

TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
Autor Petry, Jandira
Orientador Porto, Leonardo Sartori
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Cidadania
Inclusão digital
Inclusão social
Informática na educação
Resumo O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35716
Arquivos Descrição Formato
000815939.pdf (637.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.