Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorDiehl, Kátiapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:40Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35722pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe present work searchs to tell and to analyze mine practical professor during the supervised curricular period of training, carried through in the period of 12 of April of 2010 to the 16 of June of 2010, in a public school of the state net of basic education of Porto Alegre, Rio Grande Do Sul. The main objective is to present the circumstances and the context of a pedagogical experience based on the combination of strategies, dynamic of groups, softwares educational and tools of support to the cooperation aiming at to the construction and the aiding of the learning, thus evidencing a Pedagogical Architecture. This work questions and reflects on the acceptance of the Technologies of Information and Communication (TICs) in the pertaining to school community, on its productive possibilities and a series of obstacles and difficulties that had appeared during the implantation and use of the Technologies of Information and Communication (TICs) in a public school. In the analysis of the facts if it makes evident how much practical of regency of classroom anchored in a Pedagogical Architecture, it renews the environment pertaining to school, it breaches with traditional paradigms and it considers to the pupil an active paper, reflective and creative during the education process/learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTechnologies of information and communicationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.identifier.nrb000795179pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples