Repositório Digital

A- A A+

Prevalência e caracterização de dermatoses em pacientes obesos : estudo comparativo

.

Prevalência e caracterização de dermatoses em pacientes obesos : estudo comparativo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Prevalência e caracterização de dermatoses em pacientes obesos : estudo comparativo
Autor Boza, Juliana Catucci
Orientador Cestari, Tania Ferreira
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Dermatologia
Dermatopatias
Obesidade
Resumo Introdução: A obesidade é um dos maiores problemas de saúde na atualidade. O Brasil é um dos países com maior prevalência de sobrepeso e obesidade. Apesar disso, as alterações cutâneas nos pacientes obesos foram pouco estudadas. Objetivo: Estudar e especificar as manifestações dermatológicas dos pacientes obesos em relação a um grupo controle. Métodos: Foram avaliados 76 pacientes obesos (IMC ≥ 30 kg ⁄m2) e 73 com peso normal (IMC 18.5–24.9 kg ⁄m2), provenientes do Ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A avaliação dos pacientes incluiu anamnese e exame dermatológico completos, bem como análise laboratorial complementar. Resultados: As dermatoses que tiveram relação estatisticamente significativa com a obesidade foram estrias (p <0. 001), hiperceratose plantar (p <0. 001), acrocórdons (p = 0. 007), intertrigo (p <0. 001), pseudoacantose nigricante (p <0. 001), ceratose pilar (p = 0.006), linfedema (p = 0.002) e piodermites (p = 0.05). Estrias, pseudoacantose nigricante e piodermites também demonstraram correlação com o aumento do grau de obesidade. Conclusões: A obesidade ocasiona diversas alterações na pele e está associado a um grande número de doenças dermatológicas. Os cuidados com a pele dos pacientes obesos merecem atenção especial, não apenas devido à alta prevalência dessas dermatoses, mas principalmente pelo fato de serem doenças passíveis de medidas preventivas, manejo clínico e cirúrgico.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/35889
Arquivos Descrição Formato
000794611.pdf (404.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.