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Referência e contra referência no cuidado e criança em emergência pediátrica

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Referência e contra referência no cuidado e criança em emergência pediátrica

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Título Referência e contra referência no cuidado e criança em emergência pediátrica
Autor Braga, Paula dos Santos
Orientador Karl, Ivana de Souza
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Emergências
Enfermagem pediátrica
Saúde da criança
[en] Child healthcare
[en] Counter reference
[en] Emergency services
[en] Reference
Resumo Ao procurarem os serviços de urgência e emergência hospitalar, como primeira escolha de atendimento, as crianças que utilizam o sistema de saúde, acabam, após atendimento, sem uma contra-referência para outro serviço com o objetivo de dar continuidade do atendimento em saúde. A partir disso viu-se a necessidade de entender como funciona o processo de referência e contra-referência no cuidado a criança na unidade de emergência pediátrica. A abordagem escolhida para a realização desta pesquisa foi a qualitativa e utilizado o método exploratório-descritivo. A coleta das informações ocorreu na Unidade de Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, através de entrevistas semi-estruturadas. Para a análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temático (2004, MINAYO). Os aspectos éticos da pesquisa em seres humanos foram contemplados. Os resultados evidenciaram três categorias: referência; saúde da criança; contra-referência. Identificaram-se a necessidade de reestruturar o sistema e capacitar os profissionais da área da saúde para lidarem com este processo e melhor atender as necessidades em saúde das crianças.
Abstract On seeking urgency services and hospital emergencies as a first choice of health attention, the children who use the health system end up without a counter reference for another service after being attended to, with the aim of continuing health attention. Based on this, the necessity to understand the process of reference and counter reference in child healthcare at pediatric emergency was deemed important. The approach chosen for the research was a qualitative one and the method used, exploratory-descriptive. The survey to gather data occurred at the Pediatric Emergency Unit of the Hospital de Clínicas in Porto Alegre, using a semi-structured interview. To analyze the information, a content theme analysis was used (MINAYO,2004). The ethical aspects of the research with human beings were contemplated. The results showed three categories: reference; child health; counter reference. The need to restructure the system was identified, as well as the need to qualify the professionals in the area of healthcare, so that they can deal with this process and better attend to the necessities in child healthcare.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35929
Arquivos Descrição Formato
000817164.pdf (353.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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