Repositório Digital

A- A A+

Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização

.

Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
Autor Togni, Greicy de
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Criança
Educação infantil
Escrita
Nome próprio
Resumo O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36323
Arquivos Descrição Formato
000817582.pdf (4.398Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.