Repositório Digital

A- A A+

O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola

.

O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola
Autor Dutra, Tânia Maria Cavalheiro
Orientador Porto, Leonardo Sartori
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
Função
Professor
Resumo O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36517
Arquivos Descrição Formato
000818175.pdf (376.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.