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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorBetat, Marcelo Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:33Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36661pt_BR
dc.description.abstractCom as transformações que ocorreram a partir das décadas de 60, 70 e 80, a preocupação com o meio ambiente ganhou uma atenção muito especial pelo homem moderno. Houve uma conscientização maior na proteção ao meio ambiente, pois se verificou que os recursos naturais não são inesgotáveis e que a forma de produção a partir da Revolução Industrial tem levado ao colapso a renovação dos recursos de matérias primas, levando a escassez e a deficiência da manutenção do atual processo produtivo. Buscam-se por parte de Administradores e Empresários a implementação de programas de Gestão Ambiental que visem uma melhoria dos processos de produção que tragam economicidade e um desenvolvimento sustentável. Na literatura, observam-se diversos trabalhos sobre as melhores práticas de Gestão Ambiental nas empresas, mas pouco se fala sobre a influência do tema no cotidiano das pessoas envolvidas nas organizações, eis que surge a questão de pesquisa do presente trabalho: Como a Gestão Ambiental é percebida pelo corpo funcional de uma agência bancária e se os colaboradores aderem e executam satisfatoriamente as políticas implementadas pela empresa? Neste intento, como método de pesquisa foi utilizado um estudo de caso com a aplicação de um questionário com os funcionários de uma agência bancária, onde o objetivo principal foi avaliar a percepção do corpo funcional acerca do tema de gestão ambiental, com a intenção de verificar o grau de comprometimento dos colaboradores com as políticas corporativas e os reflexos que podem advir nos resultados da organização e, com os objetivos específicos de (1) levantar dados sobre as estratégias da empresa como parte do programa de Gestão Ambiental e (2) verificar que tipos de ações praticadas pelos funcionários interferem de forma positiva ou negativa em termos operacionais na empresa e também (3) identificar as sugestões de ações apontadas pelos colaboradores e que podem ser implementadas no ambiente de trabalho visando economicidade, sustentabilidade, melhorias no ambiente funcional e respeito ao meio ambiente. Como principal resultado deste estudo, observou-se que o sucesso da implementação de um programa empresarial de gestão ambiental é diretamente proporcional à conscientização e atuação de todos os stakeholders envolvidos na organização e que resultados positivos podem se reverter em economicidade, melhor ambiente funcional para os funcionários e clientes e uma vantagem competitiva da empresa frente ao mercado proporcionado pelo marketing social. Entre os limitadores encontrados em produzir o presente estudo, destaca-se a posição adotada em não identificar a Instituição em que foi realizado o trabalho, mas que não chegou a interferir nos resultados obtidos, pois em se tratando de um estudo de caso empírico e específico, seus resultados não podem ser replicados a outras agências bancárias congêneres.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.titleGestão ambiental : estudo de caso em uma agência bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.identifier.nrb000792068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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