Repositório Digital

A- A A+

Desempemho de índices de capacidade de processos multivariados : uma comparação de índices via simulação

.

Desempemho de índices de capacidade de processos multivariados : uma comparação de índices via simulação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desempemho de índices de capacidade de processos multivariados : uma comparação de índices via simulação
Autor Moreira Junior, Roberto de France
Orientador Werner, Liane
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Distribuicao normal multivariada
Resumo Uma das abordagens para qualidade está na capacidade do produto atender a determinadas necessidades do cliente, sendo que para suas especificações exigidas são necessários mecanismos de monitoramento do processo e medidas que quantifiquem sua capacidade em atendê-las. Os índices de capacidade são medidas adimensionais usadas para quantificar a relação entre o desempenho do processo e os limites de especificação para uma ou mais características, sendo que esta quantificação é essencial para o sucesso de melhorias na qualidade. Índices de capacidade foram propostos para processos multivariados, destacandose o índice de Mingoti e Glória (2003, 2008) para dados com distribuição normal multivariada simétrica, e o índice de Silva e Pinto (2010) que propõem um índice de capacidade para dados com distribuição normal multivariada assimétrica, sendo esta distribuição muito útil quando se deseja ajustar os dados observados com a forma da distribuição normal padrão e suas propriedades, mas com distorção em sua assimetria. Neste artigo foi realizada através de simulação, uma comparação entre estes dois índices de capacidade de processos considerando-se vários cenários diferentes e mostrou que o índice de Mingoti e Glória possui melhor assertividade na determinação da capacidade tanto para dados simétricos como para assimétricos em relação ao índice de Silva e Pinto, que apresentou resultados também satisfatórios, mas prejudicado pela sua formulação que utiliza a média geométrica na determinação do seu valor global.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36723
Arquivos Descrição Formato
000818409.pdf (390.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.