Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Alan Delgado dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-25T01:20:02Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36850pt_BR
dc.description.abstractAs pressões externas (concorrência, governo) e as exigências do negócio (eficiência operacional) estão levando as MPEs a se tornarem mais competitivas para conseguirem permanecer no mercado, conforme pesquisas nas áreas de Adoção de tecnologia da informação (TI) e de impacto da TI. Os sistemas de informação (SI) estão sendo utilizados, também, em resposta a demandas do mercado como suporte à otimização das operações, à redução de custos, e à transformação de processos. Todavia, adotar a tecnologia de informação (TI) sem planejamento e sem objetivos, somente por causa da concorrência pode ser ineficaz, ou seja, pode não trazer os benefícios esperados. Por isso, no presente estudo buscou-se analisar o processo de informatização de TI nas MPEs. O trabalho identifica as etapas que compõem o processo de adoção de TI a partir da fundamentação teórica e do levantamento em duas MPEs do setor de varejo: Análise de Ambiente, Fatores de Adoção, Alinhamento Estratégico da TI, Projeto de Arquitetura de Informação, Projeto de Infraestrutura e Projeto de Implantação. Percebeu-se que a adoção dos elementos dessas etapas do processo foi de fato efetivada pelos pequenos empreendedores, que adequaram algumas características dessa metodologia à realidade do seu negócio. Concluiu-se também que planejamentos rápidos e utilização de modelos de acordo com a possibilidade, adoção de SI e de TI dirigida a resultados, implantação de sistemas que ofereçam suporte aos gestores, e que estejam devidamente adaptados às rotinas dos colaboradores, e conscientização da equipe de trabalho quanto à importância da adoção da TI são medidas que podem agregar valor ao processo de informatização, assim como dirigi-lo de modo que os resultados atendam às expectativas dos pequenos empreendedores com relação à TI. Espera-se que este estudo possa oferecer suporte aos micro e pequenos empresários no uso efetivo da TI.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia : Informacaopt_BR
dc.subjectInformatização : Sociedadept_BR
dc.titleAnálise da adoção de TI em MPE`s : estudos de caso no varejopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819114pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples