Repositório Digital

A- A A+

A missivista, a prisão e a resistência : as estratégias e táticas nas cartas de Flávia Schilling (Uruguai, 1972-1980)

.

A missivista, a prisão e a resistência : as estratégias e táticas nas cartas de Flávia Schilling (Uruguai, 1972-1980)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A missivista, a prisão e a resistência : as estratégias e táticas nas cartas de Flávia Schilling (Uruguai, 1972-1980)
Autor Silva, Diego Scherer da
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Ditadura
Prisão política
Schilling, Flávia
Uruguai
Resumo O trabalho analisa parte da trajetória da brasileira Flávia Schilling (nascida em 1953), a partir das cartas que ela escreveu no cárcere político no Uruguai entre 1972 e 1980, com foco nas estratégias de repressão e nas táticas de resistência empreendidas por ela e suas companheiras. Vivendo em Montevidéu, Flávia dedicou-se à militância política no grupo Tupamaros, e foi lá que, aos 18 anos, em novembro de 1972, acabou presa. Durante o seu encarceramento, escreveu constantemente para sua família, narrando, dentro dos limites possíveis, seu dia-a-dia no cárcere. Utilizando essas cartas como fonte principal, pretendeu-se responder as seguintes questões: (1) De que forma é possível perceber nas missivas estratégias de repressão presentes nas prisões políticas uruguaias? (2) Quais as táticas utilizadas por Flávia e suas companheiras para enfrentar essas estratégias que podem ser observadas nas cartas publicadas nos livros “Querida família:” (1978) e “Querida liberdade” (1980)? Em termos teóricos, são discutidos os seguintes conceitos: “instituição total” (E. Goffman), “poder disciplinar” (M. Foucault), “táticas” e “resistências” (M. de Certeau).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36944
Arquivos Descrição Formato
000819229.pdf (884.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.