Repositório Digital

A- A A+

A radicalização do PTB no período pré-golpe : um estudo de caso da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí

.

A radicalização do PTB no período pré-golpe : um estudo de caso da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A radicalização do PTB no período pré-golpe : um estudo de caso da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí
Autor Righi, Graziane Ortiz
Orientador Brandalise, Carla
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Golpe militar : 1964
Gravataí (RS)
Partido Trabalhista Brasileiro.
Resumo A presente pesquisa consiste na análise da atuação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na conjuntura da crise política e social que antecedeu ao Golpe Civil-Militar de 1964, período no qual o partido destaca-se como força política e de pressão. Entre os anos de 1961, data que ocorreu o Movimento da Legalidade, até a eclosão do Golpe Civil-Militar em 1964 o PTB, de forma geral, apresentou um processo de radicalização política sob a ótica do reformismo social discutido na época se aproximando de movimentos sociais como sindicatos, associações de militares subalternos, estudantes e camponeses, não bem quistos pelos setores conservadores. A delimitação espacial é a cidade de Gravataí, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, por ter um número expressivo de eleitores e apresentar forte influência petebista, sobretudo no distrito de Cachoeirinha. Dessa forma, este trabalho visa identificar e analisar o posicionamento da bancada petebista na Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí em relação à radicalização regional e/ou nacional do Partido Trabalhista Brasileiro entre os anos de 1961 a 1964 e identificar as razões que explicam o porquê de tal posicionamento. Para tal foram consultadas as Atas da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí no período referido, além de uma publicação periódica da época, o jornal O Gravataiense.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36998
Arquivos Descrição Formato
000819268.pdf (175.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.