Repositório Digital

A- A A+

A experiência do problema e a modelagem matemática

.

A experiência do problema e a modelagem matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A experiência do problema e a modelagem matemática
Autor Menezes, Bernarda Souza de
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de matematica
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Modelagem matematica
[en] Experience of the problem
[en] Learning environment
[en] Mathematical modelling
[en] To learn
Resumo Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta forma, o estudante poderá aprender, como observa Gallo (2008) em O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. Para definir um ambiente, que possibilite tais ações, explico e uso o processo de Modelagem Matemática, caracterizado por Skovsmose (2000) e Barbosa (2001). Através deste processo, é possível que o estudante passe pela experiência do problema, por ele enunciado, rumo ao aprender.
Abstract This work consists of an analysis of an appropriate learning environment for teaching mathematics. The intention is that this gives the student the opportunity to state his own problem, experiencing it. Thus, students can learn, as noted by Gallo (2008) in The problem of thought and experience: implications for the teaching of philosophy. To set an environment that allows such actions, I explain and use the process of Mathematical Modelling, as characterized by Skovsmose (2000) and Barbosa (2001). Through Modelling it is possible that the student through the experience of the problem, stated by him, towards learning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37125
Arquivos Descrição Formato
000819832.pdf (1.172Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.