Repositório Digital

A- A A+

A modernização do estádio Beira-Rio no contexto das políticas neoliberais nos anos de 1992-2010

.

A modernização do estádio Beira-Rio no contexto das políticas neoliberais nos anos de 1992-2010

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A modernização do estádio Beira-Rio no contexto das políticas neoliberais nos anos de 1992-2010
Autor Scherer, Mathias Inacio
Orientador Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Desenvolvimento social
Estádio Beira-Rio
Futebol
Sport Club Internacional.
Resumo O futebol, esporte importado do continente Europeu para o Sul Americano, obteve tanto ou mais destaque por este lado do Atlântico do que no seu continente de origem, chegando ao ponto de o Brasil ser conhecido como pais do Futebol. É um dos esportes mais populares do mundo, segundo o historiador Eric Hobsbawn é “o esporte que o mundo tornou seu”. Entendemos o esporte bretão, como um importante fenômeno social da contemporaneidade. A pesquisa sobre o processo de modernização dos estádios de futebol e a mudança do seu público freqüentador: o caso do estádio Pinheiro Borda (Beira-Rio) do Sport Club Internacional. A análise sobre a elitização dos torcedores freqüentadores de estádio será feita através de um estudo de caso, comparando a final da Copa do Brasil de dezembro de 1992 em contra posição a final da Copa Libertadores de agosto de 2010. O que nos leva a um espaço de tempo de dezoito (18) anos. A pesquisa do valor de ingressos nas dependências estádio Beira-Rio, durante as duas finais e o perfil dos freqüentadores dos estádios estão entre os principais focos de estudo para alcançar o objetivo: verificar uma mudança no perfil dos torcedores de estádio de futebol no decorrer dos últimos anos. As fontes a serem utilizadas são borderôs dos jogos realizados no estádio em questão; documentação da Federação Gaúcha de Futebol (FGF); noticiário dos jornais Ultima Hora, Zero Hora e Correio do Povo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37134
Arquivos Descrição Formato
000819493.pdf (471.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.