Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da potencialidade de utilização do método Quechers na análise multirresíduo de agrotóxicos em hortigranjeiros

.

Avaliação da potencialidade de utilização do método Quechers na análise multirresíduo de agrotóxicos em hortigranjeiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da potencialidade de utilização do método Quechers na análise multirresíduo de agrotóxicos em hortigranjeiros
Autor Ivanoff, João Pedro Polito
Orientador Pizzolato, Tania Mara
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química Industrial.
Assunto Cromatografia : Analise
Resumo Considerando a grande dependência do setor agrícola frente ao uso de agrotóxicos e a falta de critério de quem os aplica é cada vez mais importante a escolha de métodos analíticos eficientes para o controle de resíduos de agrotóxicos em hortigranjeiros. Em virtude da enorme diversidade de agrotóxicos existentes no mercado e das cobranças da sociedade moderna torna-se necessária a utilização de métodos multirresíduo de análise nos laboratórios públicos de controle. No entanto, os métodos de análise devem estar em constante aperfeiçoamento e ter condições de cumprir a legislação vigente. A confiabilidade dos resultados e o tempo das análises são fatores que os laboratórios também consideram quando estão desenvolvendo uma metodologia. O presente trabalho tem como objetivo, avaliar a viabilidade de se utilizar o método Quechers no LACEN-RS, que é o Laboratório de controle do estado o Rio Grande do Sul, no que diz respeito a resíduos de agrotóxicos em hortigranjeiros. Para isso, considerou-se a rapidez no preparo das amostras e o consumo de solventes e reagentes pelo método em estudo. Foram apresentados dados comparativos entre o atual método utilizado, Van Zoonen, e o método Quechers, utilizado atualmente na União Européia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37222
Arquivos Descrição Formato
000820070.pdf (2.604Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.