Repositório Digital

A- A A+

A história da química pode ajudar os alunos a atribuir sentido para a tabela periódica?

.

A história da química pode ajudar os alunos a atribuir sentido para a tabela periódica?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A história da química pode ajudar os alunos a atribuir sentido para a tabela periódica?
Autor Piccoli, Flávia
Orientador Lopes, Cesar Valmor Machado
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Historia da quimica
Tabela periodica
Resumo Este trabalho tem por objetivo principal verificar se a história da química pode auxiliar os alunos a atribuir sentido para a Tabela Periódica. Para chegar a este objetivo montei uma proposta que utilizou a história de alguns elementos para que os alunos compreendessem a construção da Tabela Periódica e sua constituição como ferramenta básica da química, além de apontar aspectos da natureza da ciência-química. A proposta fez melhor uso de estratégias como: a utilização de artigos científicos, trabalhos em grupo e apresentações orais dos artigos. O desenvolvimento se deu em dois momentos: no primeiro os alunos se familiarizaram com alguns elementos, suas histórias e usos; no segundo eles receberam partes de um artigo que falava sobre algumas classificações dos elementos e sobre a Tabela de Mendeleev, após o trabalho dos alunos eu falei sobre a Tabela Periódica atual, como os elementos são organizados hoje e como eles são identificados. Os resultados das apresentações dos trabalhos mostraram que não basta idealizarmos uma metodologia ou apenas contextualizar o ensino de química, é necessário levarmos em conta as concepções dos alunos sobre como deve ser o ensino de química e o que eles entendem que devem aprender em uma aula de química.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37456
Arquivos Descrição Formato
000822123.pdf (383.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.